Escola Oasis Santa Angela

  • Nossos Serviços
  • Biodança

Nossos Serviços

Biodança

Biodança e a terceira idade

A Biodança para terceira idade tem como objetivo re-valorizar a pessoa do idoso e restituí-lo a sociedade como ser humano digno, saudável e com seus potencias em ação. O processo de envelhecimento é uma expressão da totalidade do organismo e é diferente em cada indivíduo, é regulado pelo hipotálamo (regulador das emoções).

Neste sentido, está fortemente ligado a fatores emocionais. A idade não afeta a todos os órgãos e sistemas com a mesma intensidade. Cada ser envelhece de forma diferente e neste processo interferem fatores hereditários, afetivos, estilo de vida, sendo uma espécie de reação em cadeia. Atualmente, diversos estudos mostram o processo de envelhecimento como uma forma complexa de desenvolvimento, onde algumas funções diminuem, outras se mantêm e outras aumentam.

Funções que diminuem: memória recente, canalização do pensamento e da ação.

Funções que se conservam: integração de figuras, capacidade de informação, compreensão e necessidade de integração afetiva.

Funções que crescem: consciência de estar vivo e visão da totalidade.

Estas observações mostram que alguns potencias genéticos são funções permanentes e essenciais do ser humano que só terminam com a morte. Para manter em funcionamento estes potenciais, mesmo que seja dentro de seus limites físicos, a Biodança propõe um esquema simples na reabilitação integral do ancião:

1. Revalorização: elevação da autoestima e confiança em si mesmo. Processo de recuperação da identidade e da autoimagem corporal. Recuperação do sentimento de ser útil.

2. Reabilitação física: elevação do nível de saúde. Restauração da marcha Motricidade, equilíbrio neurovegetativo e harmonia física.

3. Equilíbrio emocional: auxilia no combate dos estados de tristeza e depressão. Minimiza os sentimentos de angústia provocados pelo medo da morte. Eleva a qualidade afetiva das relações familiares e interpessoais, bem como, melhora a comunicação.

Objetivos da Biodança para terceira idade:

Equilibrar funções psicológicas

Recuperação de habilidade motora

Melhorar funções respiratórias

Eliminar tensão, rigidez muscular e sintomas psicossomáticos

Restabelecer vínculos familiares e sociais

Reforçar a confiança em si mesmo

Estimular a plenitude e harmonia interna

Melhorar o estado de ânimo

Possibilitar o acesso à realidade

Resultados esperados:

Linha da vitalidade: aumento da resistência física, maior ímpeto vital, diminuição dos sintomas psicossomáticos, regulação da pressão arterial, maior equilíbrio neuro-vegetativo.

Linha da criatividade: aumento da iniciativa existencial e dos interesses artísticos e criativos.

Linha da afetividade: melhoria da comunicação com a família e demais pessoas, eliminação de preconceitos e discriminação, generosidade e preocupação para ajudar os outros.

Linha da transcendência: sentimento de plenitude e harmonia interna.

Metodologia

Os níveis motores do idoso devem ser respeitados, as músicas adaptadas às preferências do grupo, os exercícios devem ser bem progressivos, o trabalho deve ter continuidade para segurar estabilidade dos efeitos terapêuticos e de reabilitação. Sugerem-se fichas de acompanhamento individual e se necessário um trabalho interdisciplinar com médicos e enfermeiras.

 

Álbum de fotos