Escola Oasis Santa Angela

  • Nossa História

Nossa História

 Padroeira de nossa Instituição: Santa Ângela de Mérici

O Oásis Santa Ângela é uma casa de longa permanência para idosas e pessoas portadoras de deficiência, está localizado em Canela, uma bela cidade da serra gaúcha, desde 1968, quando recebeu a concessão para a construção de uma casa com o objetivo de formar jovens candidatas para a vida religiosa, e implantar uma obra de atendimento à senhoras idosas necessitadas de cuidados especiais.

Com a inauguração da primeira ala em 1970, data da fundação, o Oásis Santa Ângela, passou a atender meninas carentes do bairro em regime de semi-internato, dando a elas uma formação humana e cristã e ao mesmo tempo proporcionando que as mesmas estivessem inseridas nas escolas de Ensino Fundamental.            

            Concluídas as suas instalações com todos os requisitos necessários para a assistência ao idoso, passou-se o atendimento conforme o objetivo, em 1972 deu-se inicio o atendimento às primeiras senhoras idosas necessitadas, dependentes e auto-suficientes.        

Em 1978 foi dado inicio a segunda parte do projeto, a ampliação para o atendimento a um número maior de pessoas. Aos poucos a necessidade foi aumentando e tornando-se urgente abrigar também alguns casos de pessoas portadoras de deficiência.

            Em 1987 concluiu-se a terceira parte, favorecendo as assistidas com o salão de festas e Capela. Com o passar dos anos, várias bem feitorias já foram realizadas, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das assistidas, contando com o apoio da comunidade local e de anônimos que depositam sua confiança nesta obra.

A Instituição tem capacidade de atender 82 pessoas, distribuídas em quatro setores conforme o nível de dependência e necessidade de atendimento.            Contamos com uma equipe de atendentes em plantão 24h, técnicas de enfermagem, enfermeira, médico, nutricionista e fisioterapeuta.

            Valorizamos o trabalho individual e coletivo, o estudo e a oração, como elemento de reabilitação típica Guanelliana. Oferecemos ambientes e condições para valorizar o máximo as potencialidades de cada uma, desenvolvendo trabalho de terapia ocupacional com a colaboração dos voluntários.

            Acreditamos na força da união, nos gestos simples e concretos, numa busca da paz, do amor, da justiça entre as pessoas que fazem acontecer momentos importantes e significativos no dia-a-dia.

Nosso objetivo é oferecer condições de vida digna para o desenvolvimento de suas potencialidades, através de cuidados especiais de saúde, bem-estar espiritual e social, num clima de família e valorização do ser humano.